8.10.06

O "Livre" do Programa Livre

Meu, quantas vezes você já olhou pra tela do seu pc e percebeu a quantidade de páginas de Internet que estão abertas ao mesmo tempo?(Tá bom, se isso nunca aconteceu deixa mais um comentário no poema da Lú que ficou bom mesmo!!!) É, a grande quantidade de informação que está vagando por ai na Internet, está ai e nada mais. Claro que um olhar objetivo pode filtrar, e o mais importante, centralizar, esta informação. Mais será que agente tem esse determinismo, na hora de navegar na Internet?
E o pior é que essa falta de objetividade no "saber o que?" não se restringe simplesmente aos vários Explorers abertos no seu computador. Mas também está evidente nas varias revistas que fazem sucesso por falar um pouco de tudo. É o caso da Veja, Época, Super Interessante e outras. Ora, pois posso também citar programas de tevê que seguem a mesma linha, mais só pra começar vou falar o top deste seguimento, o “Fantástico”. Os jovens hoje querem informação rápida e toda ao mesmo tempo, sem no fim assimilar nada de verdade.
O inacreditável é que essa história de informação superficializada tem até sigla acadêmica “IO” (Information Overload). A juventude sem objetivo concreto simplesmente, passa, olha, captura o enlatado e vai embora. A Internet é o exemplo mais perfeito do “IO”. Bem acredito que muitos dos que estão lendo isso não passam por esse tipo de coisa (Eu passo e por isso estou escrevendo). Mais perguntem-se, quais foram as pesquisas ou buscas na Internet que não foram atraídas por um banner ou uma coisa que chamou a atenção e logo mais esquecidas.
Um formato de programa que representa bem esse tipo de desvario é o programa “Livre” ou “Altas Horas”. Ah, não preciso explicar muito sobre o programa e o seu formato, mais a questão está no entrevistado. Os jovens fazem perguntas sem uma linha determinada querendo saber Tudo e Nada ao mesmo tempo. E no fim acabam perdendo uma grande chance de se aprofundar em um determinado tema. Na base do “fala garoto”, se fala um monte de coisa, e não se fala nada.
De minha parte nada contra o Serginho Groisman, pois para mim ele já representa um tipo ímpar na sociedade, pelo simples fato de apresentar o “Ação” que passa no sábado de manhã. Acho que esse tipo de programa paga os pecados dele. Alem do mais o Serginho trabalha pra Globo e apresenta o que a Globo quer, e se a Globo ainda põe malhação no ar dá pra perceber bem o que a Globo quer. (Provavelmente supositórios de “IO”)
Acho que podemos combater essa falta de objetividade (Pra começar comentando esse post), tendo mais sede pela informação, e não só virando-a como Coca-cola num dia quente. Lendo entrevistas que se aprofundem no ponto de vista dos entrevistados, a gente cria o nosso conceito, gosta do entrevistado, ou quer matar ele.
Vamos ver as críticas!!!! Ta bom eu sei que fui superficial....

2 Comments:

At 10:33 PM, Blogger Ivan said...

Não que nada Lu isso ai é super verdade....
O fato de de vez em quando agente ser assim tangido mesmo num ambiente super democrático como a internet é puro costume nosso....
Pro jovem hoje é mais legal você ter muita informação superficial do que algo realmente aprofundado...É por isso que um banner ou um link meio perdido em uma busca no Google parece tão tentador...Mas eu acho que superficial fui eu com esse post...Bem é uma coisa que eu observo numa parcela da juventude

 
At 3:17 PM, Anonymous Anônimo said...

Eh q num sei... nunca tive a pretensao de aprender alo a fundo com a internet...
eu acho q tem a ver com a claridade... eh tudo muito claro na frente do monitor!!.. eh um absurdooo!! pow.. se fosse mais escuro seria bem mais agradavel...

mas alem disso... a internet sempre me serviu de lazer... alias.. nem tanto... ela me serve mais pra num perde contato com vcs...

acho q os livros sao mais atrativos...

Mas apesar de tudo... a superficialidade me eh muito importante... tem momentos da vida.. bom.. tem momentos da vida.. uaehuaheuae... (eh q eu lembrei daquele video do tapa na pantera... auehuae... 'dizem que maconha prejudica a memoria... mas eu sempre comeco num assunto e termino no outro...')

vai dize.. os pratos razos sao muito melhores q os fundos...

nos fundos a gente coloca um monte de comida.. as vzs nem come tudo... fica mais pesado.. a gente paga mais caro...

jah no razos a gente coloca pouco...come tudo.. paga menos... fica mais leve..e a gente fica feliz com o prato raspado...

pow.. desculpa aí... eh q eu tava aqui lutando contra meu sono... fui disparando superficialidades sem pensar...

o comentario pode ser dispensado..

mas... soh uma observacao.. fiquei feliz de vcs voltarem a postar aqui... quero ler mais textos... maiss!!

Abraços e beijoss!!

 

Postar um comentário

<< Home